sábado, janeiro 14, 2006

Semi-lagartas

As semilagartas seriam os veículos de tração mista, ou seja, tração dianteira com rodas e tração traseira com lagartas.

Esse veículo foi concebido a partir de estudos feitos na década de 30. Previam os especialistas que os veículos de tração convencional não seriam capazes de acompanhar as forças blindadas por terrenos acidentados, comuns nos campos de batalha.

Os veículos disponíveis, na maioria caminhões, já patinavam na lama em condições normais (ou seja, fora de combate) e descarregados. No calor do combate, carregado de tropas ou de suprimentos, e ainda com o risco de ser atingido por fogo inimigo, seria impraticável usar esses veículos convencionais.

Dessa maneira, surgiram os veículos de tração mista, que teriam o objetivo de servir de transporte para a infantaria motorizada (Os Panzergranadier, por exemplo) e também de elemento de ligação e suprimento para os tanques de vanguarda com sua retaguarda.

Dois países usaram largamente os "meia-lagarta": EUA(M3) e Alemanha(Sd.Kfz.251 "Hanomag"). A demanda por esses veículos era grande; a indústria americana conseguiu produzi-los em quantidades suficientes, ao contrário dos alemães, que nunca tiveram os Hanomags em quantidades satisfatórias.

O desempenho desses veículos foi excepcional, cumprindo todos os requisitos para que foram projetados. Além disso, eram extremamente versáteis, podendo, com algumas modificações, desempenhar várias funções.

Alguns problemas decorreram por parte dos alemães porque esses veículos tiveram que cumprir uma função tática de batalha, função para qual simplesmente não tinham blindagem.

Algumas fotos:

Sd.Kfz.251
http://www.panzerphotos.dk/sdkfz251.html
http://www.panzerworld.net/mspw.html

M3
http://www.fightingiron.com/JonsM3/HT-FightingIron_FrontOn.jpg
http://www.fightingiron.com/TownFair/P8200316-a.jpg

4 Comentários:

Anonymous ghusky Disse...

Obrigado pelas informações!

Com certeza, estes veículos tiveram contribuições únicas nas operações anfíbias.

7:57 AM  
Blogger João Carlos Disse...

Para ghusky: nem tanto quanto seria de se imaginar. Os "halftrack" não negociam bem as praias... A lagarta traciona, mas as rodas dianteiras não guiam direito. (A rodagem normal emprega pneumáticos 900x20).

Os preferidos são os veículos totalmente sobre lagartas, tais como os "Amphtracks" da 2ª Guerra Mundial, ou os atuais Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) 7 (em inglês AAV-7), usados por nosso CFN. Uma variante de veículo anfíbio, largamente usado durante a 2ª GM foi o DUKW, apenas como transporte, por ser totalmente desprovido de blindagem. O segredo não está só na tração 6x6, mas também nos pneus 1.100x20, capazes de tracionar na areia fofa.

4:28 PM  
Anonymous ghusky Disse...


Obrigado pelas informações e pelos links, vou dar uma lida nos outros veículos também.

10:50 AM  
Anonymous Anônimo Disse...

havilland surya weis misplaced splitting deployments israel lfky nordix zealand dutyboard
lolikneri havaqatsu

10:43 AM  

Postar um comentário

<< Home